Descrição da atividade |
A nossa Associação de Escoteiros de Portugal, tem como principal missão de educar os jovens para desempenharem um papel ativo na sociedade. Essa ação educativa é realizada através de um método único de educação não formal, assente num sistema de valores, que visam com a contribuição para a obtenção de um mundo melhor.
De forma a cumprir mos, com toda a Metodologia do escotismo, desenvolvemos reuniões semanais, com os jovens, que são realizadas todos os sábados na nossa sede, das 16:00h até as 19:30h. As nossas atividades são idealizadas e realizadas indoor e outdoor.
Essas reuniões servem para que os jovens, em trabalho de equipa, idealizem as suas próprias atividades e as planifiquem, para posteriormente as realizarem. São nelas utilizados diversos materiais de papelaria, tais como: papel diversificado, cartolinas, pinceis, aguarelas, tintas, tinteiros para impressora, plasticinas, colas diversas, etc., e são as chamadas atividades indoor. Essas atividades servem para fortalecerem a metodologia escotista, através do desenvolvimento das áreas físicas, intelectuais, sociais e espirituais de cada jovem e adulto. Todos os jovens têm de conseguir alcançar os seus desafios do progresso pessoal.
Quanto às atividades outdoor, são as realizadas no exterior, com o contato com a natureza. Essas sim, requerem uma maior logística de material de campo, tal como: tendas, fogareiros, sisal, serras, maços, catanas, facas de mato, lonas, etc. e muito material de jogos. Nestas atividades, conseguimos elucidar e incutir, nos jovens, o quanto é excepcional o contato com a natureza e a importância e os valores que é, poder contribuir para a proteção e conservação ecológica.
Trimestralmente, cada divisão, realiza, uma grande atividade. Elas são idealizadas e propostas, pelos nossos jovens. Muitas vezes, são escolhidas atividades radicais, e nós dirigentes temos de recorrer a entidades credenciadas para esse feito, na qual, têm por vezes, um custo elevatório, uma vez que somos entidades sem fins lucrativos, recorremos às nossas angariações de fundos e apoios solicitados a entidades locais, pelo grande valor unitário que nos é cobrado e/ou orçamentado, para que as atividades sejam efetuadas.
Realizamos também 2/3 atividades anuais, com todos os elementos das diferentes faixas etárias do grupo. Uma das citadas atividades, convidamos os pais, para que possam vivenciar as aprendizagens dos filhos e poderem coloca-las em prática. É notório que só se “aprende fazendo”, e contribui muito, para o desenvolvimento da autonomia dos jovens. Dessa forma, conseguimos que os pais, tenham uma melhor perceção territorial do que é ser ESCOTEIRO.
Praticamos o voluntariado, sempre que as entidades solicitem a nossa ajuda comunitária. Temos vindo a conceder o nosso voluntariado junto da Câmara Municipal de Ponta Delgada (nas Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e esse ano pioneiro 2022 no "Concert for Earth"), Banco Alimentar Contra a Fome, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Junta de Freguesia de São Roque e a Comissão de Festas da freguesia. Essa é a nossa principal missão, a prática do voluntariado, e temos de incutir, cada vez mais, esse Gesto/Ação nos nossos jovens.
O nosso Grupo possui, uma charanga de tambores. Participamos nas festas religiosas da nossa freguesia e de outras entidades. Para esse feito é preciso proceder à manutenção dos instrumentos recorrendo por vezes à aquisição de peles, baquetes e outros acessórios necessários. |