Descrição da atividade |
O projeto tem sido num enorme sucesso, no decorrer destes 8 anos de implementação, em que todos os grupos que participaram aplaudiram a iniciativa e adoraram. Para nós, é um projeto muito gratificante, e por isso mesmo tencionamos dar continuidade a esta tradição.
Por toda a ilha existe grupos de dança de diversos estilos musicais, desde hip Pop, aeróbica, dança clássica, dança rítmica etc., mas infelizmente muitos desses grupos tem pouca projeção fora do seu concelho. Também é observável que existe uma falta de convívio e troca de ideias entre os vários grupos na nossa região. Sendo assim, ambicionamos organizar um projeto que consiga colmatar essas falhas.
Primeiramente iremos junto das câmaras municipais e juntas de freguesia recolher informações acerca dos vários grupos de dança existentes em cada concelho, para que seja possível posteriormente entrarmos em contato com estes grupos. Muitos dos grupos deixam de existir, e muitos outros surgem. Após contactarmos os mesmos, esperamos agendar um encontro com os responsáveis de cada um, a fim de informar e delinear um encontro entre todos os grupos de dança existentes na ilha que irá realizar-se na freguesia de Ponta Garça. Esta mesma reunião servirá para combinar os encontros e atuações entre os diversos grupos existentes, promovendo assim a troca de ideias, e a projeção destes grupos, uma vez que irá observar-se a variedade de grupos existentes em todos concelhos da ilha. Todo este trabalho será organizado por um grupo de jovens e toda a fase de conceção, planeamento e avaliação será realizada juntamente com os outros grupos de dança. Desde modo, será promovido o sentimento de cidadania, visto que será criado um espaço de convivência e de troca de ideias. No dia do próprio Festival de Dança, como forma de complementar o convívio também pretendemos fornecer um pequeno lanche ao (sandes e fruta e água), pois acreditamos que este será um momento de desgaste de energia, além do que muitos dos grupos estão fora do seu local de residência.
Pela nossa experiência, o festival deste ano contará maioritariamente com jovens que apresentam problemas sociais e que estão inseridos em programas de assistência social. Apesar de esta ser uma iniciativa inovadora, que contribuiu positivamente para vários níveis, infelizmente acarreta um custo elevado, devido às licenças de direitos de autor, Pass música e alugueres de som. |