Descrição da atividade |
É noite de natal. Sentes o conforto do teu lar, com a família por perto. A mesa bem-posta e recheada das comidas mais saborosas. Tudo parece perfeito! Para ti, não te falta nada nesta noite. No entanto, sabes que neste dia particular onde ''muitos têm tudo'' outros ''nada têm''. É nesta linha de raciocínio, que surge o ''DOAR-TE'', um projeto solidário, onde jovens e técnicos, vão ''doar-se'' em espírito e voluntariado e de cidadania, na época natalícia. No fundo, esta iniciativa solidária tem como linha orientadora voltar os jovens para o verdadeiro espírito de solidariedade e partilha no natal. Porquê esta ação solidária? Numa era de onde impera o capitalismo, ainda mais vincado na época natalícia, por vezes, são descurados determinados valores sociais. Esta ação terá uma componente formativa, informativa, e pedagógica pertencente à prática do voluntariado em si, isto é, o verdadeiro sentido de voluntariado e da importância desta ação na sociedade micaelense. No fundo, pretende-se que os jovens possam ser dotados dos conceitos inerentes à prática: o que é voluntariado e o espírito da partilha e como funcionam estes conceitos na prática social?
Este projeto de inclusão social visa ''abrir portas'' ao voluntariado e sobretudo para que os jovens participantes reflitam e sejam capazes de colocar-se ao ''serviço'' das pessoas em situação de pobreza e /ou exclusão social.
Assim sendo, é nossa pretensão o envolvimento dos jovens voluntários em todo o processo, desde a conceptualização do plano de ação até à intervenção no terreno, com a confeção das comidas e entrega das mesmas a famílias carenciadas. Este projeto tem a missão de por em prática valores como a cidadania ativa, solidariedade, partilha e voluntariado.
Pretende-se iniciar o projeto em novembro com a conceptualização teórica da ação, seguindo se com a parte prática nos dias de véspera de natal, finalizando com a distribuição de refeições no dia 24 de dezembro.
Assim sendo, as atividades a realizar neste projeto serão as seguintes:
-Uma vez por semana, durante o mês de novembro serão organizadas sessões formativas de forma a trabalhar com os jovens os seguintes temas: voluntariado; partilha; inclusão social e exclusão social. Pretende-se realizar atividades, envolvendo instituições que trabalham esses temas. Nestas sessões é elaborado o cartaz de pedido de alimentos para os cabazes de natal.
- Na semana de 18 a 22 de dezembro é feita a listagem de compras com os jovens conforme as refeições que iremos confecionar e após isso, iremos às compras com os mesmos para que vivem o sentido de responsabilidade social e gestão financeira, dando-lhes exemplos do dia a dia das suas famílias ao colocarem ''comida na mesa'' todos os dias.
- No dia 22 e 23 de dezembro os jovens junto à cozinheira e todos os voluntários juntam-se para preparar as refeições: Descascar batatas; limpar as carnes; temperar as carne; etc. Por fim, ajuda na confeção das refeições com supervisão da cozinheira.
- Dia 24 de dezembro são organizados os cabazes (conforme o que recebemos das doações) e é feita a distribuição das refeições e cabazes pelos jovens às famílias sinalizadas com maior carência económica. |