Descrição da atividade |
A Associação Guias de Portugal é uma associação assente no voluntariado e que promove o Guidismo - movimento de educação não formal, baseado no método criado por Baden-Powell. Tem como missão, proporcionar às raparigas e jovens mulheres, a oportunidade de desenvolverem plenamente o seu potencial como cidadãs universais responsáveis, através de um método próprio: atribuição gradual de responsabilidade, fomentando o trabalho de grupo e a sua autonomia, bem como, comprometendo-se com a comunidade onde estão inseridas, tendo como espaço privilegiado de formação o ar livre. O Guidismo procura contribuir para a formação de caráter, através de uma pedagogia ativa, baseada no jogo, desenvolvendo capacidades e atitudes e promovendo a vivência de valores fundamentais. A abordagem pedagógica do Guidismo combina a utilização de diversas ferramentas educativas, no sentido de alcançar o seu grande objetivo formativo: contribuir para o desenvolvimento do pleno potencial e harmoniosa identidade pessoal de cada rapariga.
A Associação Guias de Portugal, na região Açores, tem como principais objetivos para o próximo ano: Formar e capacitar, crescer e aumentar o espírito de região. Acreditamos no potencial do Guidismo para o desenvolvimento das jovens através das quatro constantes: vida ao ar livre, vida em grupo, compromisso e progressão e do método Guidista, nomeadamente o serviço comunitário, cooperação ativa entre jovens e adultos e o autodesenvolvimento progressivo.
Neste projeto estão contempladas 5 atividades chave: Dia Mundial do Pensamento; Formação de Dirigentes (TAG III), Atividade Regional do Ramo Moinho; Atividade Regional de dirigentes; Jota Joti; É através da realização das mesmas que damos por alcançados os objetivos anuais para o próximo ano.
Dia Mundial do Pensamento: O “Thinking Day” ou “Founder’s Day”, que surgiu na quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), em homenagem a Lord Baden-Powell e sua esposa Lady Baden-Powell, fundador e chefe mundial das Guias, respetivamente, nascidos no mesmo dia 22 de fevereiro. "Um tostão pelos teus pensamentos" foi o mote sugerido na altura para ajudar a implementar o Guidismo pelo mundo. Com o passar dos anos, o Dia do Pensamento tornou-se numa iniciativa universal, deixando a esfera única das Guias e Escuteiras. O seu significado mantém-se, porém, tanto para escoteiros como para não escoteiros: reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos ou religiosos. Nesta atividade, pretendemos trabalhar com as guias valores como o serviço comunitário, vida em grupo, é nosso objetivo também liderar para a paz.
O TAG III - Técnica de Animação Guidista (nível 3) - é um dos momentos de excelência na formação de estagiária que pretendem tornar-se dirigentes da AGP. É um momento para as estagiárias trabalharem na sua progressão e para desenvolverem as ferramentas necessárias, para o seu trabalho como Dirigente. O TAG III, está dividido em dois duas fases: teórico e prático(acampamento). As duas fases serão realizadas na ilha do Faial para as estagiárias e algumas dirigentes com o intuito de fazerem uma reciclagem de conhecimentos. Irá contar com a presença de estagiárias e chefias de São Miguel e da Horta. Capacitar as nossas dirigentes é fundamental para um crescimento sustentável das Guias de Portugal na Região.
Atividade Regional do Ramo Moinho (Guias com idades entre os 18 e os 21): um acampamento que se irá realizar no Verão, com as Guias Moinho de São Miguel, Horta e conta também com uma patrulha da 6ª Companhia de Lisboa. Será um acampamento dedicado à progressão e desenvolvimento pessoal, com enfoque no serviço comunitário e na integração na comunidade envolvente através de ações de serviço.
Atividade Regional de dirigentes: momento exclusivo para a chefia das companhias da região, que nos ajuda a alcançar o objetivo “espírito regional”. É um momento de eleição para formação de dirigentes, troca de experiências e partilha de ideia e realidades entre as duas ilhas.
Jota Joti: Atividade que junta Guias e Esco(u)teiros de todo o mundo através das ondas da rádio com o propósito de construir a paz e a fraternidade, mas através da Internet. Ambos os eventos têm lugar todos os anos no terceiro fim-de-semana de outubro.
Com isto, esperamos obter os seguintes resultados: o envolvimento das companhias e inclusão na comunidade envolvente; Guias mais capazes e seguras dos seus objetivos; Guias mais comunicativas e ativas na sociedade; maior visibilidade associativa.
|