Descrição da atividade |
No próximo ano, o agrupamento inicia as comemorações do seu 25.º aniversário. Do plano de actividades prevê-se a realização de vários eventos destacando-se, a nível interno, as promessas de agrupamento, em Fevereiro, acampamento de agrupamento, em Abril, e, a nível externo, participação nas comemorações dos 100 anos do Corpo Nacional de Escutas, em Ponta Delgada, VII Acampamento Regional de Alcateias, em Julho, na ilha do Pico, e Jornadas Mundiais da Juventude.
Este ano, o imaginário será PEGADAS, pois estamos há 25 anos a deixar pegadas na freguesia de S. Pedro, e as actividades das secções e agrupamento terão esta palavra como tema.
(1) PROMESSAS – nesta actividade os jovens, sob compromisso de honra, promete ser melhores cidadãos. Prevê-se a sua concretização no dia 20 de Fevereiro, em forma de acampamento na freguesia das Sete Cidades. Far-se-ão jogos na freguesia e aquáticos.
(2) ACTIVIDADE DE AGRUPAMENTO – todos os escuteiros do agrupamento participarão, durante quatro dias, em acampamento no parque escutista de Lagos, em Água d’Alto. Neste as crianças e jovens porão, em prática, os conhecimentos adquiridos até àquela data, tais como, cozinha a lenha, montagem de tendas, construções com nós, corte com serra e machado, entre outros.
(3) CONSTRUÇÃO CANTOS DE PATRULHA – as quatro secções desenvolverão várias actividades no sentido de aperfeiçoar os seus cantos de patrulha (local onde cada patrulha reúne) reforçando os nós, acrescentando mais madeiras e dando um toque pessoal.
ACTIVIDADES DE SECÇÃO – As secções desenvolverão as actividades típicas para as respectivas faixas etárias na sede (preparando as saídas para acampamentos / acantonamentos) e posteriormente no campo. Aperfeiçoamento de técnicas de orientação por azimutes ou cordenadas UTM (escalímetros, bússolas, réguas topográficas), pioneirismo (sisal para construções, serras, machados), sobrevivência (aquisição de 8 pedras de fogo, 10 spray impermeabilizante, 8 garrafas isotérmica, 8 lanternas de campismo de patrulha, 8 maços de campismo, 4 chuveiros solares de campismo, 16 mantas de sobrevivência, 8 geleiras campismo, 40 estacas de tendas).
VOLUNTARIADO – colaborar com as instituições na elaboração dos peditórios: Banco Alimentar contra a Fome e Liga Portuguesa contra o Cancro.
FANFARRA – Atendendo a uma preocupante perda de destreza manual nos jovens pretende-se adquirir seis tambores pois, embora previsto na candidatura ao PIAJ de 2021, não foi possível a sua aquisição. Esta aquisição permitirá aos jovens, coordenar os sentidos auditivo, motor superior e motor inferior, ou seja, marchar, tocar e ouvir.
(4) REUNIÕES – os escuteiros aprenderão vários ensinamentos escutistas, sociais, culturais, religiosos, entre outros. Ainda, nessas, cada patrulha idealizará uma actividade que levará a votação. O projecto mais votado, passa a projecto da secção e todos colaborarão no seu planeamento e realização.
(5) ACARAL – os lobitos (público alvo), caminheiros e dirigentes (serviços gerais de campo), durante 4 dias acamparão na ilha do Pico e realizarão actividades apropriadas à faixa etária dos 6 aos 10 anos;
JORNADAS MUNDIAIS DA JUVENTUDE – os caminheiros pretendem participar neste evento preparando-se espiritual e logisticamente (local das pernoitas, alimentação transportes, programa não religioso).
EMPREENDIMENTO EM AVEIRO E PORTO – os pioneiros pretendem, na actividade de final de ano, conhecer melhor as cidades de Aveiro e Porto. Para isso, necessitarão de programar actividade, locais de dormida, transportes aéreos e terrestres e alimentação.
ACTIVIDADE ABERTURA ANO – ainda integrada nos festejos dos 25 anos que terminarão em Janeiro de 2024, por coincidir com as primeiras promessas do agrupamento, há 25 anos. Desenvolver-se-á numa localidade a definir no próximo ano escutista. O ano escutista inicia-se a 1 de Outubro e termina a 30 de Setembro do ano seguinte. |