Descrição da atividade |
Atividade Regional – Ilha do Sol
A Chefia Regional Açores Oriental, da Associação de Escoteiros de Portugal, deseja proporcionar uma grande atividade com todos os escoteiros da ilha de São Miguel, na ilha de Santa Maria, de 26 a 29 de maio de 2023.
Esta atividade nasce pela vontade desta Chefia Regional, no sentido de promover o escotismo praticado na nossa Associação, junto dos locais de Santa Maria, uma vez que somos Chefia Regional Açores Oriental e apenas temos Grupos da nossa Associação na ilha de São Miguel.
Dar oportunidade aos nossos jovens de explorar a ilha com olhos de escoteiro através de atividades de descoberta, aventura e cultura, não esquecendo a vertente lúdica. Iremos desenvolver um programa de quatro dias muito aliciantes, a quem participa e a quem nos vê.
A atividade de cariz lúdico terá uma vertente cultural junto da população local, com atividades e iguarias típicas. É nosso objetivo levar diversas entidades locais a participar direta e indiretamente na nossa atividade tornando-a mais enriquecedora para os nossos jovens. É também nossa intenção realizar uma atividade junto dos Agrupamento de Escutas da ilha de Santa Maria.
Estão planificados quatro dias temáticos com muita descoberta através de grandes aventuras.
Chegados à Ilha do Sol, os participantes irão instalar-se e após a abertura oficial, a aventura continua…
Terra à Vista: Noites Culturais com passeios pela Vila do Porto na descoberta dos seus monumentos mais emblemáticos, mas sempre atentos pois será através de um jogo de pistas e enigmas para decifrarem.
Por mares nunca de antes navegados: atividade náutica, passeio de barco junto à costa marítima da ilha de Santa Maria, o dia terminará com um banho na Praia Formosa.
À descoberta: Vista à Casa dos Fósseis e Forte de São Brás da Vila do Porto, o dia terminará com um banho na Praia São Lourenço.
Dia dos Açores: Cerimónia de encerramento, no centro da Vila do Porto, possibilitando a todos os locais e parceiros participarem neste momento que será simbólico, não só pelo fecho da atividade, como pelo facto de ser assinalado o dia da Região.
Haverá também, uma atividade dedicada à gastronomia local, através de um concurso de culinária.
De referir que todos os participantes serão responsáveis por deixar a sua marca positiva na ilha que nos recebe, através de ações junto dos locais e nas visitas realizadas.
Serão cerca de duas centenas de participantes, entre jovens e Dirigentes, que farão parte desta atividade. Para que a mesma seja possível contamos com o apoio, imprescindível, de todos os nossos parceiros e particulares. |