Descrição da atividade |
Este projeto, iniciado em 2017 e que tem tido uma grande adesão, conseguiu atingir o objetivo que é ensinar os jovens a cozinhar.
O projeto também tem sido muito útil para jovens que vão estudar para as universidades no Continente, visto que, quando deixam a sua casa, deparam-se com dificuldades na confeção das refeições diárias, porque não estavam habituados a confecioná-las.
Esta aprendizagem também tem servido para jovens casais.
Além disso, pretendemos incentivar o gosto por uma alimentação saudável, uma vez que os jovens que não sabem cozinhar e muitas vezes optam pela chamada «comida rápida» e outras refeições já pré-cozinhadas, opções essas que não são as mais saudáveis, sendo prejudiciais à sua saúde.
Serão transmitidas diversas formas de cozinhar para poupar, quer a nível de gastos em casa (água, luz, gás), quer a nível de gastos dos alimentos, uma vez que cozinhar em casa é mais económico e os jovens não têm bem essa noção de poupança.
Para os jovens que se encontram nas universidades no Continente, a residir sozinhos, este curso terá muita utilidade já que irão aprender a cozinhar refeições simples, ligeiras e não muito dispendiosas, o que é sempre uma ajuda para o seu orçamento familiar. Irão ser ensinadas também receitas dos nossos pratos típicos, sendo uma forma de manter viva a nossa cultura gastronómica, para que, de vez em quando, possam confecionar, sem exagerar. |