Descrição da atividade |
Com o projeto desta escola, é nossa intenção voltar ao trabalho iniciado em anos anteriores, em que tivemos de fazer uma pausa. Estamos a tentar integrar novamente mais alguns jovens nesta escola, pelo que tem sido uma dificuldade muito grande, porque, na sua opinião, consideram que é um instrumento muito difícil e muitos iniciam a aprendizagem e, passado algum tempo, acabam por desistir.
Esta formação resulta mais com os jovens que já têm bases ou então que são provenientes do conservatório ou da banda filarmónica.
O acordeão é um instrumento pouco divulgado e a escassez de formadores dificulta a prática da formação e vamos ter de recorrer aos tocadores do Rancho Folclórico. Estamos a tentar preservar a cultura musical deste instrumento, uma vez que integra a música popular e tradicional portuguesa, nomeadamente no folclore.
Aprender a tocar um instrumento musical, como o acordeão, traz benefícios para os jovens, pois promove e desenvolve a autodisciplina, a coordenação e a capacidade de memorização e de concentração. Além das vantagens acima referidas, também está o fator social, pois nem todos os jovens têm condições financeiras para terem aulas de música e adquirir instrumentos musicais. Desta forma, pretende-se que os jovens participantes neste projeto, além de aprenderem a tocar acordeão, possam fazer parte do grupo de músicos do Rancho Folclórico Juvenil, promovendo o convívio, incentivando à inserção social e mantendo a tradição musical. |