| Descrição da atividade |
É um projeto que decorrerá ao longo de todo o ano com vários atelieres por mês a funcionar. Este projeto envolverá parcerias com várias instituições e entidades. e a convite pela ilha de São Miguel.
Consiste na criação de um conjunto de atelieres que pretendem colocar à prova as diversas competências, envolvendo todos os jovens a partir dos 13 anos.
Pretende-se promover encontros temáticos para os jovens, em que estes possam divulgar a sua forma de arte à comunidade. Caso algum talento seja expressado nestes jovens, recorremos ao encaminhamento dos mesmos para as instituições indicadas, de forma a darem continuidade à sua prática e desenvolvimento desta ''arte'', através de protocolos que serão criados com a AJAV. Os atelieres a desenvolver serão nas seguintes áreas: Pintura; Cultura,;Dança; Canto; Música; Cozinha; Teatro e Escrita. Quer-se fomentar o importante papel que a arte tem na comunidade e como ambos se influenciam mutuamente (a arte e a comunidade). Atendendo ao atual contexto de crise económica e financeira internacional e a diversas outras situações de fragilidade social, este projeto procura incentivar para o desenvolvimento pessoal, através do conhecimento de si próprio e das suas habilidades e talentos nunca outrora experienciados ou abandonados por motivos alheios ao jovem. Também pretende-se combater a exclusão social, integrando estes jovens em novos projetos e fornecendo mais ferramentas para uma maior hipótese de empregabilidade, de ocupação útil e vantajosa de tempos livres. Com este incentivo quer-se que os jovens ganhem novas ambições ou que concretizem as existentes, que se tornem dinâmicos em todos os aspetos das suas vidas, que criem esperança numa sociedade mais inclusiva. |