| Descrição da atividade |
A Associação de Escoteiros de Portugal desenvolve a sua principal missão na ação educativa com os jovens através da prática do escotismo. Essa vertente tem como principal missão a promoção das atividades de cidadania ativa, envolvimento comunitário, contato com a natureza, educação ambiental, incentivo às boas práticas do voluntariado e o desenvolvimento social. A esse conjunto de temas que abordamos, podemos chamar-lhes de “Educação pela Ação”. Nós adultos, cada vez mais, necessitamos de formações, reciclagens, para garantir uma melhor transmissão de ensinamentos e boas práticas de uma metodologia escotista assertiva aos jovens dos nossos tempos.
Desenvolvemos várias ferramentas de trabalho com os jovens através das nossas atividades semanais em sala, realizadas na nossa sede, que são as ditas reuniões e as tão esperadas atividades outdoor que são as realizadas no exterior, todas efetuadas fora da nossa sede. As atividades em sala são realizadas aos sábados das 17h00 às 19h30, onde lá se juntam os jovens distribuídos pelas suas divisões, bandos e patrulhas de forma a idealizarem, prepararem e avaliarem todas as atividades.
Cada vez mais, temos de optar pela prática de jogos com os nossos jovens porque desse modo lhes desperta uma vertente mais educacional com a temática “Aprender Fazendo” e sem dúvida demonstram maior interesse e entusiamo pela nossa modalidade escotista. Trabalhamos com os nossos jovens para incutir-lhes e incentiva-los cada vez mais, a prática da sua própria autónima e auxílio para com o outro.
Os jovens desenvolvem trabalhos nas reuniões, divididos por divisões, equipas, patrulhas e bandos onde recorrem a muito material didático tais como: papeis, tintas, cartolinas, pinceis, tesouras, marcadores, colas, lápis de cores, guaches, etc… resultando assim trabalhos diversificados com alguma dinâmica. Relativamente às nossas atividades no exterior são propostas e realizadas sempre que possível em contato com a natureza. Os principais objetivos a incorporar nas referidas atividades é a mística da tribo, a prática do progresso pessoal aperfeiçoando o espírito de equipa. Essas atividades são mais dispendiosas, mas com maior afluência por parte dos jovens, necessitando de muito material de campo e de jogos tais como: sisal, madeiras, machados, tendas, fogões, bolas, arcos, pinos, entre outros.
Muitos vezes tentamos recorrer a atividades mais aventureiras, como atividades de canoagem, mergulho, rappel, slides, mas essas têm um custo mais elevatório e por vezes não conseguimos alcançar.
Realizamos cerca de 2/3 acantonamentos e ou acampamentos de divisões ou de grupo com o objetivo de dar oportunidade aos jovens de realizarem a prática do que aprenderam em sala.
A nossa charanga é uma atividade com carisma lúdico que desperta muito interesse por parte dos nossos jovens mais adolescentes, pois têm uma vertente mais festeira e que vá de encontro com as expetativas deles, mas para tal efeito, temos de efetuar manutenção dos mesmos sendo necessário a aquisição, de peles, baquetes e outros.
Está cada vez mais difícil de despertar na nossa juventude a prática do voluntariado e o apoio ao próximo. Mas acreditaremos que essas iniciativas iremos todos conseguir uma juventude com valores concisos e com boas práticas á conquista de um mundo melhor.
|