Descrição da atividade |
O CNE possui como missão a educação integral dos jovens, de uma forma não formal, contribuindo para o desenvolvimento dos jovens ajudando-os a desenvolverem competências, afirmando o seu carácter, revelando as suas potencialidades a nível afetivo, físico, intelectual, social e espiritual, tornado os jovens cidadãos capazes de integrar a sua comunidade como membros ativos.
Para o ano escutista 2022, o agrupamento 630, através da sua direção propõem aos seus elementos realizar as seguintes atividades gerais para as quatro seções deste agrupamento, as quais foram aprovadas em conselho de agrupamento. Além das atividades propostas, foi deixado espaço para cada uma das seções, seguindo o método escutista, propor o seu empreendimento, o qual é sujeito à escolha pelos seus pares.
Semanalmente, iremos desenvolver reuniões regulares com os jovens, os quais empreenderão atividades durante as tardes de Sábado. Além dessas atividades de fim-de-semana, onde integrados em pequenos grupos (Bandos/Patrulhas/Equipas/Tribos) desenvolvem o espírito de grupo, jogando e desenvolvendo os seus próprios projetos, sempre acompanhados pelo dirigente adulto. O nosso método baseia-se no jogo, onde gradualmente os jovens desenvolvem as suas potencialidades através do nosso Sistema de Progresso. Para a realização destas atividades são necessários diversos materiais de papelaria, colas, tecidos, entre outros. Uma das atividades que temos vindo a ter muito interesse por parte dos jovens é a fanfarra do Agrupamento 630, sendo necessário a manutenção dos instrumentos, sendo necessário adquirir peles e baquetes.
Ao longo deste ano escutista pretendemos que os jovens valorizam o seu albergue e no abrigo, isto é, o local, salas onde os escuteiros se reúnem semanalmente. Para tal, iremos construir/aperfeiçoar as mesas e bancos, realizar construções para ornamentar a sede, usando madeira, tintas vernizes, cordas e sisal, sendo necessário adquirir algumas ferramentas, como pinceis, tabuleiros, entre outros, de modo a facilitar os trabalhos. Iremos realizar 6 acampamentos, durante este ano escutista, 1 para lobitos, 2 para exploradores, 2 para pioneiros e 1 para caminheiros, nestas atividades daremos destaque ao pioneirismo e à técnica escutista, como construções (aquisição de varas e costaneiras de criptomérias, toldos), orientação (bússolas, escalímetro, réguas topográficas, cartas militares), nós (sisal) e à vivência em campo. O contacto com a natureza e o aprender cozinhar em campo (com fogo) é característico dos acampamentos escutistas, sendo para tal necessários diversos materiais e ferramentas tais como machados, serras, abre-buracos, facas de mato, entre outros.
O envolvimento do agrupamento na comunidade é fundamental para os jovens se sentirem parte integrante da sociedade. Assim, iremos promover mais uma vez a realização de atividades de voluntariado, participando na vida ativa da freguesia realizando peditórios, distribuindo panfletos/calendários em colaboração da junta de freguesia, continuar, com a atividade de voluntariado junto dos idosos da freguesia, percorrendo as suas habitações pela época da Páscoa, oferecendo um folar feito pelos jovens, sendo necessário adquirir os bens para esta atividade. A limpeza de ribeiras e/ou zonas públicas com lixo, também já faz parte do "ADN" do nosso agrupamento sendo necessário adquirir luvas de proteção, enxadas, etc... A participação em atividades ambientais por outras entidades, como a Universidade dos Açores, Parque Natural de Ilha, entre outras. Pelo época natalícia, por norma, elaboramos um cabaz de alimentos para posterior distribuição a uma família. Nesta época, os jovens colocam em prática os seus dotes culinários efetuando um almoço natalício, em que os elementos mais velhos (caminheiros) confecionam o almoço para todo o agrupamento.
Por fim, mas não menos importante, iremos realizar as nossas promessas escutistas, momento de festa para o agrupamento, onde se reúne os escuteiros com as suas famílias e outros convidados, atribuindo diplomas a todos os que fazem a sua promessa de escuteiro e homenagear, atribuindo medalhas de mérito, a todos os escuteiros que se destacam durante o ano escutista.
|