| Descrição da atividade |
O agrupamento por decisão da sua direcção deliberou, no próximo ano, cuidados na execução de actividade para as I e II secções devido ao facto destas serem constituídas por crianças não vacinadas contra o COVID-19.
Devido às regras de confinamento, muitas das actividades projectadas foram canceladas pelo que as projectadas para o ano anterior serão transpostas para o próximo ano escutista.
Este ano, o imaginário será ACREDITAR e as actividades das secções e agrupamento terão esta palavra como tema.
PROMESSAS – nessa actividade os jovens, sob compromisso de honra, promete ser melhores cidadãos. Prevê-se a sua concretização no dia 20 de Fevereiro, em local a definir.
CURSOS MONOGRÁFICO PIONEIRISMO – dotar os escuteiros das técnicas de construção, manuseamento de ferramentas úteis na vida em campo, cozinhar a lenha, boas práticas em campo, orientação.
CONSTRUÇÃO CANTOS DE PATRULHA – as quatro secções desenvolverão várias actividades no sentido de aperfeiçoar os seus cantos de patrulha (local onde cada patrulha reúne) reforçando os nós, acrescentando mais madeiras e dando um toque pessoal.
ACTIVIDADES DE SECÇÃO – As secções desenvolverão as actividades típicas para as respectivas faixas etárias na sede (preparando as saídas para acampamentos / acantonamentos) e posteriormente no campo. A título de exemplo aprenderão orientação (comprar escalímetros, bússolas, réguas topográficas), pioneirismo (aquisição de tendas iglôs por ser mais fácil transporte, bidões expansivos, panas, trempes de cozinha com pés), sobrevivência (aquisição de 8 pedras de fogo, 10 spray impermeabilizante, 8 garrafas isotérmica, 8 lanternas de campismo de patrulha, 8 maços de campismo, 4 chuveiros solares de campismo, 16 mantas de sobrevivência, 8 geleiras campismo, 40 estacas de tendas).
VOLUNTARIADO – colaborar com a Caritas Diocesana e com a Liga Portuguesa contra o Cancro na realização dos peditórios anuais.
FANFARRA – Atendendo a uma preocupante perda de destreza manual nos jovens pretende-se adquirir seis tambores pois, embora previsto na candidatura ao PIAJ de 2020, não foi possível a sua aquisição. Esta aquisição permitirá aos jovens, coordenar os sentidos auditivo, motor superior e motor inferior, ou seja, marchar, tocar e ouvir.
REUNIÕES – os escuteiros aprenderão vários ensinamentos escutistas, sociais, culturais, religiosos, entre outros. Ainda, nessas, cada patrulha idealizará uma actividade que levará a votação. O projecto mais votado, passa a projecto da secção e todos colaborarão no seu planeamento e realização.
ACTIVIDADE ABERTURA ANO – desenvolver-se-á numa localidade a definir no próximo ano escutista (1 de Outubro do ano em questão a 30 de Setembro do ano seguinte). |