| Descrição da atividade |
O Atelier intergeracional “Dança para todos!” pretende através de aulas de dança, promover a saúde física e mental, o desenvolvimento social, o incremento de hábitos sócio-desportivos, da motricidade em geral e das capacidades motoras e mentais dos praticantes.
Com foco na promoção de dinâmicas desportivas, expressivas e recreativas, as aulas apresentam como finalidades para além da promoção da saúde na prática desportiva física, pretende coesão e a participação social, a partilha comunitária e a criação de oportunidades para todos. As práticas, convívios e momentos de diversão interpessoais, proporcionados no projeto, facilitam a intergeracionalidade e a inclusão social.
Sendo um projeto de caráter intergeracional, encontra-se estruturado para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo inovador pela sua estruturação, e pretende direccionar a sua atuação/intervenção sobretudo aos públicos mais vulneráveis e com menor acesso a este tipo de dinâmicas/iniciativas sociais (crianças sinalizadas em Lares de Acolhimentos de infância e juventude; referenciadas em comissões de proteção; jovens em risco, públicos com deficiência física e cognitiva; idosos isolados e desocupados socialmente, crianças e jovens de comunidades ciganas, entre outras). No entanto, é pioneira pela forma como é estruturado, ou seja, são os jovens que são os monitores dos ateliers, e responsáveis pela estruturação das aulas e dos próprios atleries (preparação das aulas, coreografias, exercícios, etc) sendo estes supervisionados por formadores experientes.
Pretende-se criar, ao longo da época, oportunidades de apresentação pública, onde os participantes possam divulgar o trabalho desenvolvido, por exemplo, em dias festivos, eventos temáticos, festivais, participação na organização de evento e maioritariamente em espaços públicos (parques naturais, parques de acesso público). Por outras palavras, o projeto proporcionará o desenvolvimento de atividades e encontros em interação com a comunidade de São Pedro, fomentando assim a intergeracionalidade, bem como encontros com outras comunidades.
No fundo, o projeto visa desenvolver um conjunto de ideias, utilizando, em primeiro lugar, uma “política de marketing” (panfletos, cartazes, folhetos informativos, redes e plataformas sciais de acesso público, workshops, exibições) na freguesia e/ou locais a definir com entidades promotoras, contribuindo assim para a dinamização e sustentabilidade cultural, desportiva, cívica da freguesia de São Pedro e do concelho de Ponta Delgada.
|