| Descrição da atividade |
Em virtude da PANDEMIA COVID-19, a qual impossibilitou o avanço da maioria das nossas atividades em 2020, a AJAV, pretende então comemorar o "Projeto Semana da Juventude", durante 3 dias seguidos, focando especialmente, o Dia Mundial da Juventude (12 de Agosto), querendo aliar este dia à promoção do papel do jovem na sociedade atual.
Assim, pretende-se, comemorar esta data através da criação da Semana da Juventude, com o intuito de desenvolver um conjunto de atividades que vão ao encontro aos interesses dos jovens e que lhes permitam não só explorar e/ou descobri-los, como também fazer com que possam partilhar os seus talentos com a
sociedade em geral. Neste sentido, a Semana da Juventude será organizada em três dias através de workshops/encontros temáticos, atividades radicais,desportivas e recreativas e ainda momentos musicais.
Desta forma, os jovens vão poder não só receber conhecimento como irão também partilhar conhecimento sobre algum tema que melhor dominem. Assim, como a Semana da Juventude, pretende-se: impulsionar o jovem a ter um papel ativo na sociedade; proporcionar um espaço para que os jovens possam partilhar os seus talentos; sensibilizar os jovens para a importância do ambiente e da natureza; promover a ocupação dos tempos livres em atividades lúdico-pedagógicas.
Assim, no primeiro dia, em termos de atividades serão realizados, em simultâneo, três workshops de dança (break dance, hip hop e afrodance), um workshop ligado ao teatro/expressão, um workshop de fotografia e um workshop musical onde os formandos terão oportunidades de ter noções básicas de dança, contacto com o mundo da fotografia, musicais, bem como ter contacto com instrumentos acessíveis, fáceis de transportar e adquirir, mas, que são desconhecidos da maior parte das pessoas. Nesse mesmo dia, mais propriamente à noite, será realizado um momento recreativo e dinâmico, com um concerto musical "Viva a Juventude" protagonizado pela banda Stereo Mode e com os jovens, onde os jovens que tenham usufruído dos workshops musicais poderão participar, sendo os principais protagonistas, na atuação, cantando, dançando e/ou tocando algum instrumento.
O segundo dia será marcado com o envolvimento de todas as associações, entidades sociais, IPSS cujo foco de intervenção é a juventude. Assim, pretende-se convidar todos os jovens a participar na “Mega corrida pela Juventude”.
O dia 14 será dedicado a duas atividades distintas: contacto com o ambiente/natureza e exploração intra e interpessoal, com atividades radicais. Pretendendo não descurar de um tema de extrema importância e sobre o qual os jovens terão um papel importante, será realizado um trilho na Lagoa do Fogo, onde se explicará a importância das reservas naturais da sua fauna e flora. Assim, os participantes no trilho terão a oportunidade de estar em contacto direto com o objecto de estudo, isto é, a própria natureza. A segunda parte será dedicada a atividades radicais. Aos participantes será atribuído um número e, após o trilho será feito um sorteio de 20 números que serão os seleccionados para ingressarem no dia 14 nas atividades radicais, atividades essas que só serão possíveis de continuar a levar a cabo se o ambiente for preservado.
|