| Descrição da atividade |
A JNSM promove a formação e aperfeiçoamento dos seus associados, de acordo com as metodologias educativas vigentes no movimento, exerce a missão de entidade formadora dos jovens dirigentes, fomenta a animação cultural, educativa e espiritual, e incute, nos jovens, o espírito de servir e de voluntariado.
JOTA/JOTI - No terceiro fim-de-semana de Outubro decorre uma actividade internacional de intercâmbio entre escuteiros de várias associações de diversos países através de aparelhos de radioamador (JOTA - Jamboree On The Air) e da internet (JOTI - Jamboree On The Internet). Este ano, departamento de radioescutismo da JNSM alojará a sede da estação local do C.N.E. na sede da Associação de Radioamadores dos Açores, numa parceria. Para o efeito serão montadas antenas e aparelhos de rádio, propriedade de vários radioamadores, para que possam ser abrangidos o maior número de associados. Durante a actividade serão realizados vários jogos para motivar os jovens para esse tipo de comunicação.
CURSOS SOBRE AS PLATAFORMAS INFORMÁTICAS SISTEMA INTEGRADO DE INFORMAÇÃO ESCUTISTA (SIIE) E CONTABILÍSTICA (SIIC) - habilitar os dirigentes interessados, com conhecimentos suficientes para utilizarem as aplicações, alojadas em servidores online, nas rotinas da vida do agrupamento.
CURSO MONOGRÁFICO DE TÉCNICA DE PIONEIRISMO – dotar os escuteiros sobre as técnicas de pioneirismo, nomeadamente, construções em madeira, utilização de utensílios úteis em campo (machado, serra, pá-fura, sacho), elaboração de fogueiras, orientação por carta militar
CURSO MONOGRÁFICO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA E PRIMEIROS-SOCORROS – habilitar os escuteiros em conceitos em Suporte Básico de Vida e Primeiros-Socorros. Este curso será ministrado pelos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
PIF (Percurso Inicial de Formação) – A nível formativo, o departamento responsável continuará a dar formação obrigatória num total de 80 horas aos futuros dirigentes. Este curso que decorre em três fins-de-semana e duas tardes ao longo de 18 meses cobre as áreas: psicologia infanto-juvenil, religião, segurança em campo, técnica escutista, pedagogia educacional e socorrismo. Anualmente, o número de formandos varia entre 30 a 40 adultos dos quais mais de 70% são jovens entre os 22 e 30 anos.
CONSELHO DE NÚCLEO – No decurso do ano escutista serão concretizados dois plenários para caminheiros, instrutores e dirigentes. Estes terão como objectivos para além do convívio entre os participantes, apreciar as actividades realizadas, programar futuras e decidir sobre assuntos relevantes para o movimento.
ACTIVIDADES TEMÁTICAS – Na área do ambiente, promoverá passeios pedestres e oficinas (incutir a regra dos três R’s — reduzir, reutilizar e reciclar) bem como sessões temáticas (poluição do ar e da água, resíduos, SOS Cagarro e conservação da Natureza).
ACTIVIDADES DE VOLUNTARIADO – realizar-se-ão os seguintes peditórios: Banco Alimentar contra a Fome de S. Miguel, Liga Portuguesa contra o Cancro, AMI e Cáritas Diocesana.
A JNSM dispõe de uma página na internet para divulgação e arquivo da documentação administrativa do movimento – www.cne-jnsm.com. |