| Descrição da atividade |
A “fundação” da freguesia da Conceição remonta à criação da paróquia de Nossa Senhora da Conceição pelo Bispo D. António Vieira Leitão, em 1699, e pelo Rei D. Pedro II, em 1703.
O filho de D. João V confirmaria a criação da paróquia em 1707, tendo o primeiro templo paroquial funcionado na atual ermida de Nossa Senhora das Dores.
A freguesia da Conceição conta assim com uma existência superior a três séculos, durante os quais acumulou diversas tradições e especificidades culturais, sobretudo ligadas à música, à religiosidade e à agricultura (ex: a Feira Agrícola que se realiza todos os fins de semana no Mercado Municipal).
Neste sentido, e em articulação com outros projetos específicos para as áreas da música e da religião, a ACRFC propõe-se a organizar diversos eventos de natureza lúdica que, ao incorporar elementos etnográficos específicos à Conceição, irão contribuir para preservar e valorizar o rico espólio tradicional tricentenário da freguesia. A aproximação dos jovens às tradições da freguesia será feita através da sua integração nas atividades, esperando-se a organização de, por exemplo, peças de teatro e outras mostras que apresentem as vivências de outros tempos.
Fontes:
Mário Moura (2009), “O Nascimento de uma Paróquia na Ribeira Grande: Nossa Senhora da Conceição (século XVII)”. |