| Descrição da atividade |
As ações previstas neste projeto visam proporcionar um verdadeiro intercâmbio intergeracional entre jovens e idosos.
O intercâmbio intergeracional, enquanto veículo de aprendizagem, (a) envolve pessoas de duas ou mais gerações na participação de uma prática comum que acontece em algum lugar; (b) envolve diferentes interesses entre as gerações e pode ser empregue para melhorar o indivíduo, a comunidade, o ambiente através da resolução de algum problema ou desafio; (c) exige a disposição de que as gerações cada vez mais separadas comuniquem reciprocamente (por meio de atividades que envolvem consenso, conflito, ou cooperação), com a esperança de que se originem e partilhem novos significados, práticas e lugares intergeracionais, e (d) exige a disposição de ser sensível aos lugares e uns aos outros de uma forma continuada.
Ademais, o intercâmbio intergeracional pode contribuir para a estimulação cognitiva e social. Todo o ser humano tem direito à realização pessoal, todo o ser humano tem a aprender e a ensinar. Nesse sentido, é de extrema importância a interação jovem/idoso, tendo em conta que cada idoso tem as suas características e tem uma história de vida para contar.
Assim, neste seguimento, e tal como em anos anteriores, a Associação Cultural e Recreativa da Freguesia da Conceição pretende organizar atividades lúdicas, que visem fomentar um convívio entre jovens e idosos, com o objetivo de divertir as pessoas e o grupo, ocupar o tempo, promover o convívio e divulgar os conhecimentos artes e saberes.
Esta atividade será desenvolvida através de organização de festas, de bailes e de tardes de dança (danças atuais, danças de salão, danças tradicionais, danças de roda), onde se possam exprimir livremente.
Fontes consultadas: Villas-Boas, Susana, et.al (2016), "A educação intergeracional no quadro da educação ao longo da vida - Desafios intergeracionais, sociais e pedagógicos", Revista Investigar em Educação. |