| Descrição da atividade |
Em 2019 quebrámos com o Capot’art. A atual direção não se sentiu preparada para criar um festival de artes pleno e por isso mesmo não se avançou. O ano de 2020 é ano de fazer algo bem feito.
No mês de abril, dai o mote “Em Abril Artes Mil”, um fim de semana será de celebração do artesanato, na cozinha saudável (não necessariamente vegetariana), das tradições, da maternidade (sim, da maternidade), do cinema e da música, por exemplo.
Pretendemos a utilização de um espaço apenas, com diversas atividades a acontecer. Assumimos a arte na sua total latitude. Temos em mente workshops de construção de cestos de vimes ou de olaria; Cozinha Aberta para que cada pessoa leve os seus alimentos e um chef oriente os pratos que se podem fazer, apostando no saudável e variado; Aula Aberta de Chamarritas; Projeção de cinema mudo ao ar livre com criação , ao vivo, de banda sonora por parte de um músico (Figueira Film Fest) , que acompanhe a cadência do filme; e um momento na piscina em que pais e filhos tomam parte da Glugluteca - uma iniciativa que pretende estimular a atividade física, o gosto pela prática da natação e a literacia marinha, já que enquanto um formador diz exercícios o sistema de som apresenta diferentes sons do fundo do mar.
Este é apenas um plano inicial, e aquilo que será o produto final pode sofrer algumas alterações. No entanto será sempre algo aberto e genérico, porque cuidar o corpo, da alimentação, das nossas tradições e ter acesso a um produto cultural diferenciado é importante para faialenses e teremos todo o gosto em preparar este evento.
|