| Descrição da atividade |
Falar de ambiente e de plantar árvores não pode ser algo leve, não deve ser encarado como uma moda nem devemos menosprezar a sua importância dado o verde que nos rodeia.
Há publicada, pela Direção Regional dos Recursos Florestais, uma Estratégia Florestal dos Açores. O ponto 3 do Objetivo 2 deste documento prevê medidas concretas de promoção da florestação e resiliência dos ecossistema florestais. Ora é nossa intenção encetar esforços com a DRRF para que se proceda à plantação de espécie nativas, como a Morella Faya, ou introdução de outras açorianas em terrenos mais secos, como o Pinus Tumbergi.
Este é momento ideal para envolver os jovens numa missão importante. Segundo dados apresentados na Estratégia, a percentagem de uso de solo, no Faial, para áreas florestais era de 3033,7 ha , ou seja 17,5% de toda a área da ilha (2007).
Se olharmos para os dados relativos ao total do arquipélago, apenas 21,2% do solo era utilizado, à data, como área florestal.
Entretanto 12 anos se passaram e queremos ser um membro ativo na resolução de um problema apontado na Estratégia: florestar o Faial.
Associando-nos a grupos de escuteiros, catequeses, escolas, equipas desportivas e outras forças vivas da comunidade conseguiremos fazer deste dia um dia de celebração e construção de um ilha mais verde ainda, e com barreiras naturais de proteção face a intempéries. |