| Descrição da atividade |
O Regional de Divisões, promovido pela Chefia Regional Açores Oriental, visa promover o convívio e partilha de experiências e conhecimentos entre os jovens, numa atividade em que são privilegiadas as atividades ao ar livre.
De forma independente, cada divisão, realiza as suas atividades/objetivos tendo em conta a faixa etária da mesma. O longo de três dias, sexta-feira a domingo, serão inúmeras as atividades que se irão realizar com o mesmo objetivo Educação pela Ação.
A Alcateia, crianças com idades compreendidas dos 07 aos 10 anos. Será para muitos a primeira vez a participar num acampamento, experienciando de perto a vida em campo. Serão realizados, sexta-feira, diversos jogos de conhecimento do espaço e das regras a terem campo. Os participantes irão entrar no imaginário do Peter Pan e, através de um grande jogo, ao longo do dia de sábado, na Freguesia recetora da atividade, com diversos postos, serão colocados desafios para que possam mostrar o conhecimento adquirido ao longo do ano escotista. Para que todas as atividades sejam concretizadas há necessidade de adquirir diversos materiais: sisal, tecidos, esponjas, baldes coloridos, fotocópias, resma de papel reciclado, mapa do local.
A Tribo de Escoteiros, crianças com idades compreendidas dos 10/11 aos 14 anos. Atividades de cariz cultural e de vida em campo, serão o mote dos jogos e desafios para este público-alvo. Sempre visando os interesses e gostos dos nossos participantes, foi planeada uma atividade que dará a oportunidade, por vezes única, de conhecer espaços culturais de referência na Freguesia/Concelho que nos acolhe ao logo de três dias, bem como através da metodologia "Aprendendo Fazendo", irão construir alguns dos equipamentos auxiliares de campo. Transversalmente irão realizar atividades de orientação, autonomia, trabalho em equipa, desenvolvendo dinâmicas que irão colocar em prática as suas capacidades individuais e de patrulha, com jogos, atividades radicais como escalada e atividades náuticas na zona balnear.
A Tribo de Exploradores, jovens com idades compreendidas dos 14/15 aos 17 anos. Foi projetada uma atividade em que os desafios propostos estarão centrados na autonomia e flexibilidade de cada jovem, como ser individual e no trabalho com os seus pares. Assim pretendesse realizar um acampamento onde os conhecimentos de pioneirismo, cozinha em campo e as capacidades de pernoitar com pouco equipamento serão fundamentais, para que cada jovem supere com sucesso todos os desafios propostos. Haverá ainda provas orientação, paintball, escalada, rapel e canoagem.
Os Caminheiros, jovens com idades compreendidas dos 17/18 aos 21 anos. Os desafios serão mais arrojados tendo em conta a idade do público-alvo. Num acampamento itinerante, irão realizar atividades em diversos pontos, mas sendo o início e término na Freguesia que acolhe esta atividade. Pesca, canoagem, jogos de equipa, paintball e montagem de um campo escotista serão alguns dos desafios que farão parte desta atividade. O trabalho Comunitário não será esquecido, neste sentido terão como missão juntarem-se a uma associação local promovendo-a e ajudando--a nas suas tarefas diárias com os seus utentes. Estas atividades requerem materiais, para que possam ser desenvolvidas com o maior sucesso: sisal, serras, machados, canas, fio de pesca, anzóis, bolas coloridas paintball. |