| Descrição da atividade |
A problemática dos plásticos tem vindo a ser suscitada nos vários níveis da cadeia de valor e ao longo de todo o ciclo de vida deste material, desde as fases de produção e consumo até à fase de gestão dos resíduos. A redução do consumo de plástico, em particular o descartável, é um desígnio de todos nós, no plano individual e ao nível das organizações. Têm sido diversas as iniciativas por parte de grandes marcas, associações setoriais e administração local no contexto do uso sustentável do plástico, incluindo a substituição por materiais alternativos, redução da quantidade de plástico utilizado, disseminação de boas práticas e campanhas de sensibilização.
Assim, o CNE regional, propõe-se durante o ano de 2020, fazer campanhas de sensibilização, desde workshops, criação de panfletos, debates, limpezas de zonas contaminadas, etc.
Teremos um monitor da área do ambiente que tratará de fazer passar a mensagem presencialmente ou delegando tarefas, para que possamos cobrir as nove ilhas e os certa de 85 agrupamentos da região (3500 pessoas)
Reforço da presença do CNE junto das juntas de freguesia para que possamos fazer depois sensibilização a nivel local, (escolas, catequese e outras instituições locais) principalmente nos eventos que vão fazendo durante o ano, onde a utilização de utensílios de plástico descritível ainda é uma realidade.
Por sermos uma associação presente nas nove ilhas dos Açores, temos como convicção que poderemos ter um papel ativo, e com uma taxa de cobertura que dificilmente outra instituição (governamental ou não) poderá ter na Região. |