| Descrição da atividade |
O FocARTE é uma atividade lúdico-pedagógica sobre fotografia, com objetivo de laborar as vertentes de técnica, organização visual da imagem e iluminação, com o público jovem.
Pretende, no cômputo geral, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, através da transmissão fotográfica como um meio de expressão de si, enquanto agente social, bem como, de conhecimentos e exercícios fotográficos essenciais na utilização da câmara fotográfica.
Porquê com os jovens?
A fotografia como forma de comunicação não verbal, permite aos jovens expressarem as suas ideias e sentimentos, tornando-os principais protagonistas desta ação. Assim, enquanto agentes ativos, pretende o foco numa forma de arte - foco + arte = FocARTE - isto é, na fotografia, para que possam retratar o modo como “veem” o mundo ao seu redor.
O projeto visa, sobretudo, incentivar os jovens a encararem a fotografia como sendo mais do que uma forma de partilharem o que veem, mas também de partilharem o que se sentem. No fundo, através dos seus “jovens olhares” transmitir um retrato/visão da sociedade açoriana.
Assim sendo, pretende-se disponibilizar gratuitamente esta ocupação saudável aos jovens
com menos oportunidades económico-sociais, jovens desocupados, jovens provenientes de contextos de exclusão social. Para tornar isto possível, iremos estabelecer parcerias com instituições sociais, a saber: Lares de Acolhimento de Menores, Associação de Promoção de Públicos e Jovens em Risco, Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, Comissões de Proteção, Associações juvenis, entre outras, para a sinalização dos jovens.
Visa-se, desta forma, a criação de oportunidades de inclusão social a todos os jovens que se identifiquem com esta partilha social.
O FocARTE desenvolver-se-á ao longo de 26 dias (podendo estas datas serem estendidas se assim se o justificar) onde o convívio e a partilha entre os jovens participantes e os profissionais proporcionará a curiosidade, originalidade e a criatividade, competências que servirão de incentivo ao progresso na formação pessoal e social. Os jovens poderão incidir em qualquer temática, desde que retratem a juventude açoriana nas suas fotografias. O final do projeto “FocARTE: Retratos de “Jovens Olhares” ficará marcado em primeiro lugar, com a criação de um portfólio individual de cada jovem e posteriormente, pelas exposições
fotográficas sobre o trabalho dos jovens participantes em sítios específicos, por exemplo, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Juntas de Freguesias, Direções Regionais, Lares de Acolhimento, Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, CDIJ’S, entre outros.
Como forma de compensarmos os jovens pelo seu esforço e desempenho, serão atribuídos “prémios simbólicos” e certificados de participação, e se possível, a participação em iniciativas ligadas à fotografia com fotógrafos amadores e profissionais. |