| Descrição da atividade |
É noite de natal. Sentes o conforto do teu lar, com a família por perto. A mesa bem-posta e recheada das comidas mais saborosas. Tudo parece perfeito! Para ti, não te falta nada nesta noite. No entanto, sabes que neste dia particular onde “muitos têm tudo” outros “nada têm".
É nesta linha de raciocínio, que surge o “DOAR-TE”, um projeto solidário, onde jovens e técnicos, vão “doar-se” em espírito de voluntariado e de cidadania, na época natalícia. No fundo, esta iniciativa solidária tem como linha orientadora voltar os jovens para o verdadeiro espírito de solidariedade e partilha no natal.
Porquê esta ação solidária? Numa era onde impera o capitalismo, ainda mais vincado na época natalícia, por vezes, são descurados determinados valores sociais.
Esta ação terá uma componente formativa, informativa e pedagógica precedente à prática do voluntariado em si, isto é, o verdadeiro sentido de voluntariado e da importância desta ação na sociedade micaelense. No fundo, pretende-se que os jovens possam ser dotados dos conceitos inerentes à prática: o que é o voluntariado e o espírito da partilha? Como funcionam estes conceitos na prática social? O que são os “sem abrigo”? O que significa “pobreza e exclusão social?”
Este projeto de inclusão social visa “abrir portas” ao voluntariado e sobretudo para que os jovens participantes reflitam e sejam capazes de colocar-se ao “serviço” das pessoas em situação de pobreza e/ou exclusão social. Que encarem esta ação como a “ponte” para ações futuras e espontâneas ligadas à prática da cidadania, solidariedade e do voluntariado. Ainda, esta ação irá permitir aos jovens um primeiro contacto com o meio laboral e o estabelecimento de contactos que poderão ser fundamentais para a sua vida pessoal, social e profissional.
Assim sendo, é nossa pretensão o envolvimento dos jovens voluntários em todo o processo, desde a conceptualização do plano de ação até à intervenção no terreno, com a confeção das comidas e entrega das mesmas aos sem-abrigo.
Pretende-se o envolvimento na organização de jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, que adiram de forma livre a esta iniciativa.
Missão: Projeto que fomenta valores como o espírito de cidadania ativa, solidariedade, partilha e a prática do voluntariado. Pretende incidir sobre o público juvenil para que este seja dotado de competências formativas e interventivas. Assim sendo, pretende, em primeiro lugar, dotar os jovens de competências formativas (pessoais, sociais e profissionais) e posteriormente, uma intervenção social, com públicos vulneráveis e socialmente excluídos, através da distribuição de refeições aos sem abrigo na noite de Natal.
Objetivos específicos:
- Dotar os jovens de competências teórico-práticas;
- Promover a utilização dos tempos livres em atividades pedagógicas;
- Permitir a identificação de problemas sociais, bem como dos recursos existentes para lhes fazer face;
- Desenvolver talentos em contexto real;
- Permitir ao jovem construir a sua rede de contactos;
- Aplicar os conceitos teóricos a uma prática no terreno;
- Imprimir o sentido de responsabilidade social.
Relativamente ao Programa de atividades estas estão descritas abaixo:
Setembro
2ª quinzena
- Conceptualização teórica da ação (construção dos powerpoints formativos, dos materiais, reuniões de equipa, estabelecimento de objetivos e tarefas)
- Divulgação do projeto nos meios de informação e comunicação e nas redes sociais;
- Inscrição dos participantes.
Outubro
1º módulo formativo:
-Apresentação do grupo e dos técnicos;
- Dinâmicas de grupo;
-Apresentação das motivações e expectativas em relação à ação;
- Apresentação conjunta (jovens e formadores) de um plano de ação;
Novembro
2º módulo formativo:
- Mitos e verdades: “Sem abrigo”? O que sei sobre isso?;
- A problemática dos sem abrigo em São Miguel;
- O que é o voluntariado;
-Onde posso fazer voluntariado;
-Identificação dos recursos existentes na sociedade para fazer face à problemática;
Dezembro
- Estabelecimento de parcerias;
- Aquisição de bens alimentares e materiais essenciais às atividades;
- Workshops de cozinha: confeção e preparação de refeições solidárias;
-Preparação e distribuição de refeições aos sem-abrigo (cidade de Ponta Delgada);
- Avaliação final da iniciativa, recorrendo à técnica de Brainstorming grupal;
- Preparação de futuras ações de voluntariado de acordo com os objetivos e interesses dos jovens;
Janeiro
- Entrega do relatório escrito e financeiro.
|