| Descrição da atividade |
O escotismo visa o desenvolvimento integral dos jovens para formar pessoas ativas na sociedade que integram, trabalhando as seguintes áreas de desenvolvimento: físico, afetivo, carácter, espiritual, intelectual e social. Para tal, os jovens são organizados em pequenos grupos (patrulhas / equipas) nas quais assumem diversos papeis, cada um com a sua responsabilidade. É neste pequeno grupo que realizam trabalhos de pesquisa e trabalhos manuais, onde desenvolvem competências e adquirem novos conhecimentos, desafiando-se e sendo desafiados a expandirem os seus conhecimentos e a elaborar / realizar pequenas atividades, preferencialmente em contato com a natureza. Este trabalho assentam no Progresso Escotista, que no seu fundamento é um programa estruturado que visa, por uma via não formal, centrada na ação e utilizando os interesses dos jovens, potenciar desenvolvimento pessoal cada jovem.
Os jovens do Grupo 209 tem reunião semanal aos sábados entre 16 horas às 18 horas, as reuniões de divisão. Contudo, em diversos sábados ao longo do ano são desenvolvidas atividades que podem ser de um dia completo (só sábado) ou de dois dias (sábado e domingo), conforme o grau de complexidade da mesma e do trabalho a desenvolver na mesma, preferencialmente em contato com a natureza. São nestas atividades que os jovens podem por em prática o que vão aprendendo no decorrer das várias reuniões. No final de cada trimestre são realizadas grandes atividades de Divisão, as quais por vezes também incluem desportos de aventura / radicais pelo apelo que estes também têm sobre os jovens.
Sendo o escotismo um movimento que visa trabalhar também a consciência social do jovens, também existem atividades de colaboração com entidades com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Banco Alimentar, ou com a MUSAMI, esta última visando a consciencialização para questões ambientais e de reciclagem, tanto dos jovens do Grupo como da meio onde este se insere |