| Descrição da atividade |
Atividade 1
Acampamento de grupo
Durante dois dias, cerca de quinze escoteiros, integrados Grupo n º 52 de Santa Luzia. Este grupos irá realizar um conjunto de atividades na localidade do Raminho, na área da mata e toda a sua envolvência. O início da preparação desta atividade será na sede do Grupo 52. Atividade esta, com o título “Acampamento de grupo”. Esta preparação visa facilitar e tornar todo o planeamento mais eficaz, desde a elaboração do mapa a percorrer pelos participantes, como o levantamento dos perigos que envolvem a área da atividade. O trabalho de preparação de campo e da construção das estruturas principais do acampamento, assim como a vedação de segurança da enfermaria, é da inteira responsabilidade dos participantes. O espaço escolhido onde irão colocar as tendas improvisadas, o local próprio de higiene, a área da fogueira onde se realiza todas as noites reuniões de trabalho e avaliação da atividade, será efetuado pelos participantes na sua chegada. Durante este acampamento, todos os participantes vão aprender a fazer abrigos com folhagem, assim como outros utensílios que a Natureza nos dá, assim como alimentar-se da caça, pesca, plantas, na busca de água potável, na execução por fricção do fogo, cozinhar apenas e somente com a lenha. Além disso será obrigatório orientar-se pelo sol, onde o pioneirismo será essencial na aprendizagem e consequente desenvolvimento desta arte de construir, utilizar e reutilizar os bens que a natureza oferece. Estas actividades tendem em estimular e valorizar a socialização e a integração dos trabalhos de grupo, melhorando assim a auto estima, criando oportunidade e igualdade para todos! É essencial fazer com que todos se tornem necessários, valorizando também a natureza. Utilizaremos a ferramenta sinais de pista, as provas de orientação e os trabalhos de equipa para a avaliação de comportamentos e atitudes. No final desta atividade, será dado a cada elemento uma lanterna, uma faca de mato e um cantil.
Atividade 2
Rappel e montanhismo
Pretende-se um desenvolvimento do carácter do jovem escoteiro, bem como a avaliação psíquica e física do mesmo. Que seja uma boa expedição, onde estejam presentes o maior número possível de jovens escoteiros, em que a boa disposição e a orientação sejam as palavras-chave para o sucesso da mesma. Que a expedição corra dentro das expectativas e sirva para ganhar confiança para a próxima atividade.
Atividade 3
Acantonamento
Durante esta atividade o grupo terá como atividade complementar a confeção de alimentos.No final da Actividade será dado a cada elemento um diploma.
Atividade 4
???????
|