Mapa de Atividades

Silêncio Sonoro Associação Cultural

Entidade Silêncio Sonoro Associação Cultural
Designação Tremor " onde a cidade a arte e a música se encontram"
Duração 12 apr 2014 - 14:00:00 até 13 apr 2014 - 06:00:00
Nº de Dia(s) 2
Envolvidos na preparação 20
Abrangidos Pelo Projeto 4000
Freguesia Não definido
Concelho Ponta Delgada
Ilha São Miguel
Descrição da atividade tre•mor |ô| (latim tremor, -oris) Libertação súbita de energia que provoca movimentos da superfície terrestre. “tremor”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013,http://www.priberam.pt/dlpo/tremor [consultado em 26-11-2013]. O que é o TREMOR? “ CICLO DE CONCERTOS/SHOWCASES EM MOVIMENTO” A primeira edição do evento está marcada para o dia 12 de abril de 2014. Uma festa de música que invade por um dia todo o Centro Histórico da cidade de São Miguel. Das 12h e até às 2h da madrugada, esta festa apodera-se dos mais variados palcos da cidade: espaços alternativos e institucionais, lojas co- merciais, bares e galerias. A-Tipica, ¾ (Três Quartos), Arco 8, Galeria Fonseca Macedo, A Tasca, Travessa do Artista, Teatro Micaelense, Ateneu Criativo, Cantinho dos Anjos, Baia dos Anjos, Igreja Santa Barbara, Londrina, Parque de estacionamento, Avião da Sata . Dedica-se à descoberta de talentos musicais emergentes a nível regional, nacional e global para criar um evento singular, diferenciado, criativo e vital. A intenção é de valorizar o que de melhor e único tem Ponta Delgada, enquanto espaço urbano, e gerar uma experiência única com a cidade. O evento pretende contaminar o centro da cidade, enchendo-a de público e animação. Porque provocar um TREMOR? O TREMOR é um contributo importante para o roteiro cultural açoriano, por consistir numa alavanca para dar vida ao Centro Histórico de Ponta Delgada e eleger a animação como fator de atratividade para trazer jovens de todas as idades habitarem o Centro da Cidade. O convite é aberto a toda a cidade, sendo lançado o desafio a todas as pessoas, bares, lojas, habitações, associações e ruas para criarem a sua própria programação e poderem juntar-se a este evento. APOSTA A aposta do TREMOR na comunidade No sábado que antecede a Páscoa, e que convida muitos dos estudantes micaelenses a voltar a casa de Férias, e numa altura de pausa ideal para aproveitar uma evasão turística com destino aos Açores, TREMOR surge como um convite ao abalo, ao estremecimento e à vibração e união de pessoas de todas as gerações através da única arte que consegue juntar tudo e todos- a música. A cidade de Ponta Delgada tem claros benefícios e impactos económicos, sociais e culturais. O comércio tradicional fica aberto até mais tarde, as ruas ficam vivas, o povo sai à rua e experimenta lugares na sua cidade onde dantes nunca entrou. As escolas também participam na construção dos palcos na criação de uma identidade visual do Festival, através de uma estreita colaboração com o programa de estudos artísticos da Escola Secundária Antero de Quental.Em anos recentes, o Centro Histórico de Ponta Delgada é palco de um fenómeno de desertificação e de (des)animação nas ruas. Com o agravamento da crise económica muito do comércio tradicional da cidade ou fecha, ou é substituído por uma invasão de grandes lojas chinesas. As Portas do Mar atraem jovens e pessoas de todos os horizontes para a vida noturna, eventos culturais e atividades relacionadas ao mar. Os Açores, como o resto do país, sentem os efeitos de uma recessão económica profunda, as pessoas recolhem-se cada vez mais, carecendo de outras formas de habitar a cidade, e nela convocar vida e ação. TREMOR propõe associar-se a várias estruturas da cidade para juntando forças tornar possível um sentimento possível de vibração conjunta, e desse modo, criar novas atrações turísticas que coloquem os Açores nos circuitos contemporâneos da música e das intervenções de animação de grande escala. CARTAZ Durante um sábado, TREMOR atua a partir do Ateneu Criativo como quartel general, um espaço mítico no coração da cidade, onde além de uma programação de concertos, será instalada a sala dos artistas, a sala de imprensa, e uma loja de merchandising do TREMOR e dos artistas que participam. À mercê de confirmação, o cartaz do TREMOR já é um trabalho em progresso e propõe um cartaz eclético e refrescante que ultrapassa fronteiras de estilo, indo da música popular portuguesa, ao rock e à música electrónica, juntando talentos açorianos, nacionais e globais propondo artistas como: Noiserv, Filho da Mãe, Jibóia, Broad Beans, Lulumonde, Self Assistence, Sara Cruz, Memória de Peixe, Séquin, Torto, The Glockenwise, Mirror People entre outros... ATIVIDADES PARALELAS Além dos concertos nos espaços supracitados, do comércio tradicional aberto, de em cada rua um convite à programação e a cidade toda de portas abertas à comunidade,TREMOR propõe várias ATIVIDADES PARALELAS. Uma exposição - «A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria» E um projeto criado pelo realizador e arquivista Tiago Pereira, que assumiu, há cerca de um ano e de forma a celebrar a variedade da música portuguesa, o compromisso de filmar cinco projetos musicais por semana e criar um espólio de música portuguesa, visitável através da internet. “O conceito é bastante simples: filmar diversos projetos musicais em lugares inóspitos, com o intuito de captar a simplicidade primorosa dos diversos géneros musicais, transmitindo assim a relação única e intimista dos músicos, onde o microfone está sempre à espreita, no palco gigante do mundo. N’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, todos os géneros coabitam no seu próprio espaço e convivem na mescla do ecletismo português. Com isto, é possível conter no mesmo arquivo diferentes nomes, tais como Jorge Cruz, Grupo de Folclore Terra de Arões, Velha Gaiteira, as Adufeiras de Monsanto, António Zambujo, Paus, entre outros”, pode ler-se em comunicado.Atualmente, A Música Portuguesa conta com mais de 700 vídeos, 365 projetos musicais, e mais de 12.800 fãs no Facebook. Pretende continuar a mostrar tradições, a organizar eventos e a superar os objetivos impostos, sempre com o pensamento de cumprir uma missão - dar a conhecer o que se faz em Portugal, dando lugar a todos os que se comprometem a salvaguardar o património que é de todos nós. O TREMOR desafia “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria” a expor no Ateneu Criativo o sua enorme colecção, assim como a recolher novos registos, músicas, bandas e vozes da música que se faz em São Miguel. O concurso TREMOR EM MINHA CASA: 3 bandas do TREMOR fazem concertos nas casas de habitantes do Centro Histórico de Ponta Delgada. Os habitantes da cidade participam de um concurso aberto respondendo à pergunta:porque é que eu devia sentir o TREMOR em minha casa?, a experiência é filmada e difundida viralmente na internet.TREMOR nas Portas do Mar: 3 bandas do TREMOR percorrem as Portas do Mar até à Matriz durante a tarde, convocando desse modo todos para participarem de um concerto em movimento e procissão com seguidores. TREMOR na ESTUFA: ESTUFA é uma plataforma online de vídeos criada pela YUZIN que leva bandas a tocar fora do seu ambiente natural, o palco. ESTUFA divulga bandas regionais, nacionais e internacionais, ao mesmo tempo que mostra a cidade, a ilha e os seus recantos e seus agentes. A sua missão é viral, e consiste não só em promover a música moderna, como em criar novas imagens que apresentem os Açores ao mundo. Várias bandas de TREMOR serão convidadas a tocar em vários recantos da ilha entre espaços interiores e exteriores. ATIVIDADES PARALELAS TREMOR na SATA: Antes mesmo do TREMOR invadir Ponta Delgada, o epi-centro de tudo será mesmo o Aeroporto João Paulo II. É aí que aterrarão num avião da SATA grande parte das bandas do TREMOR provenientes do continente no dia anterior, e no próprio dia do evento. Para abrir as hostes e inaugurar as lides musicais, a proposta é surpreender os passageiros de um voo, e à chegada a Ponta Delgada dar-lhes música. Isso mesmo, o TREMOR começa na SATA, e a festa começa com um concerto de uma das bandas em cartaz no avião. Esta surpresa será filmada e fotografada, e difundida viralmente em todos os canais do TREMOR e parceiros na internet, partilhando desse modo com o grande público esta colaboração com a SATA ACESSO & BILHETES Serão disponibilizados 1000 bilhetes. TREMOR decorrerá no interior de 12 espaços em Ponta Delgada.Os bilhetes terão um preço low cost unitário e acessível na loja de merchandising e em vários pontos da cidade pelo valor de 12 euros. Cada participante do TREMOR receberá uma pulseira que dará acesso aos lugares que tenham programa TREMOR mediante a lotação específica de cada sala. TREMOR tem uma lógica de circulação e simultaneidade, ou seja, em salas diferentes poderão estar a decorrer concertos diferentes. O público tem que atender aos horários de cada concerto, e deve tentar estar presente pelo menos 30 minutos antes do seu início de modo a ter a certeza que tem lugar. COMUNICAR O TREMOR - Campanha multidisciplinar e de âmbito nacional que permita gerar impactos diferenciados junto dos seus múltiplos alvos; - Desenvolver uma estratégia de comunicação faseada que permita gerar uma expectativa crescente em torno do evento, em linha com o seu calendário de produção, programa de actividades, cartaz e ambiente do TREMOR; - Envolver todas as estruturas participantes do TREMOR: casas que recebem concertos, Câmara Municipal de Ponta Delgada, cidadãos que se associem ao evento, comerciantes e todos os locais que criem um programa paralelo, assim como as bandas e os artistas; - Incorporar traços da cultura de Ponta Delgada- São Miguel- Açores enquanto aspectos estratégicos da comunicação e diferenciadores do TREMOR; - Valorizar a utilização de novos media e das redes sociais como forma de refletir a inovação, a vocação artística, e o conceito do festival; - Promover a experiência real e as dinâmicas de contacto direto com o público, estimulando a visita à região no âmbito da realização do festival através do posicionamento do festival em suportes/meios nacionais e internacionais de comunicação. SUPORTES Principais suportes: - Site e página do facebook Principais ações: - Criação do site e atualização permanente durante o período de comunicação do evento; - Potenciar canal TREMOR no YouTube; - Gestão temática do facebook - Criação de Passatempos na internet que sirvam de aliciante à participação no evento quer para públicos, como para a comunidade da cidade - Indexação em sites e perfis com afinidades temáticas com o evento; - Produção de convites online e e-mailings informativos; - Vídeo teaser TREMOR para difusão viral; - Webisodes TREMOR com os projetos ESTUFA, TREMOR em casa “a Música Potuguesa a Gostar Dela Própria” para difusão viral durante o Festival; - Publicação online de entrevistas TREMOR com os artistas e agentes da cidade reunindo impressões sobre a criação, produção e ambiente do Festival. ALVOS Alvos prioritários: - Media regionais e nacionais e seleção de meios internacionais especializados em cultura, musica e lifestyle; - Estabelecimento de parcerias mediáticas prioritárias na gestão dos conteúdo a nível nacional/internacional Público alvo O público alvo transgeracional, com especial enfoque nas pessoas mais interessadas por música, sem nunca, através da sua programação e propostas, alienar qualquer outro segmento da população. 1) Rádio: - Antena 3 - Vodafone Fm - Rádio Universitária do Minho - Rádio Universitária de Coimbra - Programa Sinfonias de Aço - TSF - Antena 1 Açores 2) Televisão - Canal 180 - Porto Canal - RTP - Canal Q - Sic Radical - RTP-Açores 4) Imprensa online - Bodyspace - Ponto Alternativo - Arte-Factos - Orfão - Blitz - Strobe - Palco Principal - Mesa de mistura - P3 5) Redes sociais - Facebook - Twitter - Google + 6) Distribuição - Cartazes e panfletos promocionais - Criação de merchandising para promoção pós evento - Jornal de Letras - Jornal Açoriano Oriental - Agenda Cultural Yuzin 3) Imprensa escrita - Jornal Público (Ípsilon) - Blitz - VICE - Time out Porto / Lisboa - Jornal de Noticias - Jornal I - Jornal de Letras - Jornal Açoriano Oriental - Agenda Cultural Yuzin AÇÕES GENÉRICAS Ações genéricas: - Edição de materiais para a imprensa: Press kit, media list e press-releases; - Gestão proactiva de contactos com a comunicação social e contacto com meios estratégicos; - Prospecção e desenvolvimento de abordagens temáticas junto dos media; - Convocatórias de media e organização de media trips aos vários espaços/estruturas/pessoas envolvidas; - Negociação de parcerias de media, coordenação e produção de materiais de suporte partilhada com todos os lugares de acolhimento de eventos TREMOR em Ponta Delgada, sejam lugares com concertos, sejam outros lugares que se associem ao evento criando um programa independente. - Contínuo reforço das ações a desenvolver com o su porte de estratégias para a comunicação online (site e redes sociais); - Monitorização diária das notícias publicadas e avaliação do impacto mediático no final do projeto – Media Clipping. DESIGN DE COMUNICAÇÃO - Principais suportes: - Design gráfico/layout de todos as peças de comunicação: - Conjunto de postais em papel e virtuais de divulgação do TREMOR que ilustre também o envolvimento massivo da acção - Criação de um programa/mapa/guia do TREMOR